Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA...

DESCARTES(1596-1650)

           René DESCARTES nasceu em La Haye, França, formando-se em Direito, mas seu grande interesse foi sempre a Filosofia e a Matemática. Descartes ficou conhecido como o "Pai da Filosofia Moderna", por seu tratado Discurso do Método, I escrito em 1637, em que pregava a universalidade da razão.
           Na Matemática, Descartes criou a Geometria Cartesiana, que pode ser vista como a aplicação da Geometria à Álgebra e da Álgebra à Geometria, teoria que deu origem ao que conhecemos hoje por Geometria analítica. Nela, Descartes introduz a noção de coordenadas, com dois eixos que se cruzam num ponto, a origem do sistema. Esta noção evoluiu para o que hoje conhecemos como Plano Cartesiano. Aliás, cartesiano vem de "Cartesius", tradução latina do nome Descartes.

EULER (1707 -1783)

        Leonhard EULER nasceu na Basiléia, Suíça. Sua formação foi abrangente, tendo estudado Matemática, Teologia, Medicina e Astronomia, entre outras disciplinas. Aos 26 anos tornou-se o principal matemático da Academia de São Petersburgo, Rússia tendo trabalhado também, por um período, na Alemanha.
          Com uma produção de artigos e livros inigualável, Euler desenvolveu trabalhos em quase todos os ramos da Matemática - Pura e Aplicada -, com destaque para a Análise - estudo dos processos infinitos -, desenvolvendo a idéia de função, que passou a ser fundamental.
           Euler foi o responsável pela adoção, entre outros símbolos, da letra e, como símbolo matemático para representar a base do sistema de logaritmos naturais; adotou a letra grega II para representar a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro e o símbolo f(x) para representar uma função de x.

GAUSS (1777 - 1855)

Carl Friedrich GAUSS nasceu em Brunswick, Alemanha, onde realizou seus primeiros estudos. De família humilde, Gauss logo cedo mostrou grande genialidade, decidindo dedicar-se à Matemática quando descobriu, aos 18 anos, o método para construir o Polígono regular de 17 lados utilizando apenas régua e compasso. A partir de então, Gauss fez importantes contribuições em quase todos os ramos da Matemática, da Álgebra à Geometria. Dentre essas contribuições está o Teorema Fundamental da Álgebra, tema de sua tese de doutorado. Gauss inventou também a representação gráfica dos números complexos, pensando nas partes real e imaginária como coordenadas de um plano. Foi ainda o principal responsável pelo desenvolvimento da Teoria dos Números, tornando-se o maior matemático de seu tempo.

ÁLGEBRA

            Desde o tempo dos faraós até nossos dias, 'o objetivo básico da Álgebra continua o mesmo: permitir a solução de problemas matemáticos que envolvam números desconhecidos. O desconhecido - ou incógnita - é traduzido por um símbolo abstrato que se manipula até que seu valor possa ser estabelecido. Para desenvolver o problema e mantê-lo inalterável, enquanto as manipulações procuram simplificá-lo, deve-se traduzir a relação entre números conhecidos e desconhecidos por, meio de uma equação. Um papiro egípcio de 3600 anos, chamado Papiro de Rhind (em homenagem a um antiquário escocês, Henry Rhind, que o adquiriu em uma loja de Luxor, no Egito, em 1858), mostra, através do famoso problema "Ah, seu inteiro, seu sétimo fazem 19", que o homem já se aventurava, desde aquela época, nos domínios da Álgebra.
         Muitas pessoas, depois que deixam a escola, atravessam a vida inteira sem precisar resolver uma só equação algébrica. Mas, no mundo em que vivem, tais equações são indispensáveis para reduzir problemas complexos a termos simples. Uma empresa, por exemplo, usa equações algébricas para calcular quanto tempo deve manter uma máquina que deprecia tantos reais por ano antes de trocá-la por outra que custa tantos reais. Outra empresa usa uma equação algébrica para relacionar a venda de um produto com o número de vezes em que este produto aparece anunciado, como propaganda, na tela de um televisor.
          Os processos da Álgebra levados para a vida moderna são decisivos, muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que nos levam até a entender mistérios da natureza.

EUCLIDES DE ALEXANDRIA

           Das poucas informações que temos sobre esse matemático grego, que viveu entre os séculos III e IV a.C., sabe-se que foi convidado a ensinar no museu escola, criado por Ptolomeu, em Alexandria, passando aí grande parte da sua vida. Muitas das obras de Euclides foram perdidas, mas a mais importante, Elementos, data de 300 a.C. Compõe-se de um conjunto de 13 livros (ou capítulos), em que Euclides faz uma exposição rigorosa e ordenada dos assuntos básicos da Matemática elementar, incluindo Aritmética, Geometria e Álgebra.
          Elementos é considerada a mais antiga obra da Matemática e uma das mais importantes. Sua contribuição foi tão grande que a maior parte das proposições nela contidas é tratada na escola atual, principalmente no campo da
         Geometria, conhecida hoje como Geometria Euclidiana, em homenagem a seu criador.

Geometria
           Sabe-se Que os babilônios, povo Que habitava a Mesopotâmia, desenvolveram um considerável conhecimento geométrico desde 2 000 anos a.C.
           Também no Egito, aproximadamente 1 300 anos a.C., a Geometria era desenvolvida: agrimensores usavam-na para medir terrenos, construtores recorriam a ela para suas edificações. As grandes pirâmides próximas ao rio Nilo demonstram Que os egípcios conheciam e sabiam usar muito bem a Geometria.
            Por volta de 600 a.C., filósofos e matemáticos gregos, entre os quais podemos incluir Tales de Mileto e Pitágoras, passaram a sistematizar os conhecimentos geométricos da época. É voz corrente Que a Geometria, antes dos gregos, era puramente experimental, sem Que houvesse Qualquer cuidado com os princípios matemáticos Que regiam os conhecimentos geométricos. Foram, então, os gregos os primeiros a introduzir o raciocínio dedutivo.
            Porém foi com o matemático grego Euclides que a Geometria realmente se desenvolveu, fazendo da cidade egípcia de Alexandria, onde vivia Euclides, o centro mundial da Geometria por volta de 300 anos a.C.
            Sistematizando os conhecimentos que outros povos antigos haviam adquirido de forma desordenada através do tempo, Euclides deu ordem lógica a esses conhecimentos, estudando a fundo as propriedades das figuras geométricas, as áreas e os volumes.
             Para Euclides, a Geometria era uma ciência dedutiva cujo desenvolvimento partia de certas hipóteses básicas: os axiomas ou postulados. O grande trabalho de Euclides foi reunir em 13 livros, sob o título de Elementos, tudo o que se sabia sobre a Geometria em seu tempo. Elementos tornou-se um clássico logo após sua publicação, tanto que os filósofos gregos costumavam colocar nas portas de suas escolas a seguinte observação:
              "Não entre nesta escola se você não aprendeu os 'Elementos' de Euclides.”
VAMOS PESQUISAR MAIS.....

Eliana Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário