Páginas

sábado, 5 de junho de 2010

Historia da algebra linear

UM POUCO DA HISTÓRIA DO SISTEMA LINEAR

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO
            Antes de cristo na matemática ocidental não se tinha muitas representações do sistema linear, logo no oriente já se falava bem mais, pois os chineses já representavam o sistema linear por meio de seus coeficientes escritos por barras de bambu em tabuleiros quadrados, dessa forma chegando a descobrir o método por eliminação.
            Assim começaram a surgir muitas aparições sobre os sistemas lineares, como em 1683 um grande matemático japonês Kowa, que ao estudar e se aprofundar na parte de sistema deu a idéia de que determinante é como polinômio que se associa a um quadrado de números, onde se utilizava do procedimento dos chineses, caso fosse duas equações.
           Já Leibniz estabeleceu o compartilhamento de um sistema em três equações e duas incógnitas em termos do determinante de ordem três formas pelos coeficientes e pelos termos independentes criando desta forma até notação com índices para os coeficientes.
          A regra de Cramer para se resolver sistemas lineares de n equações e n incógnitas, por meio de determinantes foi uma descoberta de Colin em 1748, sendo que Cramer também chegou a está regra só que pela sua introdução a analise das curvas planas em 1750.
           Logo em 1771 houve primeira abordagem da teoria de determinantes independentes dos estudos dos sistemas, embora o usa-se na resolução de problemas por Alexandre.
Desta forma ao passar dos anos houve estudos de diversos matemáticos os quais contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e a compreensão do sistema linear o qual é desenvolvido em diversos problemas e que exige que quem o utilize tem uma boa atenção e entendimento.

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA
Aluna: Isabel Cristina P. M. dos Santos
Professora: Eliana Nogueira
5º Período em Matemática

3 comentários: