Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

REFLEXÕES ENSINO....

QUE MATEMÁTICA ESTAMOS ENSINANDO ?

        A Matemática possui uma história rica, milenar e multicultural, que se confunde com a própria história da humanidade. Uma estrutura com fundação sólida no passado e inegável contribuição para o desenvolvimento mundial. Porém, hoje, parece que nós professores, não estamos conseguindo compartilhar a magia desta Ciência com nossos aprendentes.
      A aprendizagem de Matemática deve ser prazerosa, interessante, instigante e motivadora, útil como instrumentadora para a vida e o trabalho, formando cidadãos éticos, capazes de manejar situações do seu cotidiano, através da modelagem, da formulação de problemas, da relação dos conhecimentos matemáticos com as demais Ciências, utilizando a Estatística, estimativas e probabilidades.
        Segundo Ubiratan D’Ambrosio:" ... há algo errado com a Matemática que estamos ensinando. O conteúdo que tentamos passar adiante através dos sistemas escolares é obsoleto, desinteressante e inútil ..." Isso significa que muito pouco do que se ensina e se aprende em sala de aula é, de fato, utilizado ou aplicado pelo aprendente no seu dia-a-dia.
          Devido ao avanço tecnológico, principalmente voltado à área da Informática, as atividades propostas em sala de aula muitas vezes tornam-se pouco atrativas. Frente a tantas alternativas tecnológicas que cercam nossos aprendentes no seu dia-a-dia, muitas vezes as crianças ou adolescentes questionam a aprendizagem de Matemática que recebem dentro da escola e acabam perdendo a curiosidade, o interesse e o prazer pelo estudo. Afinal em pleno século XXI, vivemos numa sociedade de informação crescente e globalizada. É importante que a Educação se volte para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, preparando o aprendente para tomar decisões, fazer inferências, criar, aperfeiçoar valores e trabalhar cooperativamente.

É necessário pensar criticamente como vemos e concebemos a Matemática e como estamos ensinando.

Eliana Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário