Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUGERIDOS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

PROFESSORA ELIANA NOGUEIRA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUGERIDOS

Atividade(s) realizada(s):

Capacidade para definr o tema para o texto a ser produzido adequado em termos académicos; nível de exigência face ao trabalho.

Clareza e adequação do enquadramento teórico:

O texto deve procurar responder as orientações, pertinentes no contexto do trabalho. As questões relevantes e os objectivos a atingir devem ser explicitados de forma rigorosa na introdução; o desenvolvimento do texto deve procurar responder de forma sistemática às questões colocadas, ao assunto proposto; as conclusões devem sistematizar as respostas obtidas bem como as questões que ficaram em aberto.

Qualidade da análise realizada:

Mobilização de conhecimentos; clareza e correção na utilização/interpretação de conceitos; selecção dos aspectos a realçar a pesquisa; preocupação em discutir criticamente os resultados obtidos na pesquisa (indo além da mera descrição); qualidade e adequação da bibliografia seleccionada e da informação complementar introduzida; capacidade crítica.

Legibilidade do texto:

Coerência e inteligibilidade da estrutura do trabalho; qualidade da escrita (incluindo a inexistência de repetições; erros ortográficos e de sintaxe); sistematização na apresentação de argumentos; recurso a elementos gráficos se for o caso de apoio ao texto e preocupação com aspectos estéticos.

Respeito pelas regras formais:

Referência às fontes originais utilizadas; identificação de citações; apresentação das referências bibliográficas; tradução de palavras estrangeiras; formatação em itálico de palavras estrangeiras sem tradução.

Sugestão sobre a forma de apresentação das referências bibliográficas:

Capítulo de livro: Kline, S. & Rosenberg, N. (1986), “An Overview of Innovation”. In R. Landau e N. Rosenberg (eds.), The Positive Sum Strategy, Washington, DC: National Academy of Sciences.

Artigo de revista: Dosi, G. (1988), “Sources, procedures and microeconomic effects of innovation”, Journal of Economic Literature 26 (3), pp.1120-1171

Livro: Freeman, C. e Soete, L. (1997), The economics of industrial innovation. Cambridge, MA.: MIT Press.

Os sítios de ‘internet’ consultados devem ser listados a seguir às referências bibliográficas, com indicação do respectivo ‘link’.

ARTIGO

Ao escrever um artigo é importante utilizar uma linguagem clara, correta, concisa e objetiva. Devem ser evitados os adjetivos inúteis, rodeios e repetições desnecessárias.

Etapas para a redação

Título (deve ser redigido com um número pequeno de palavras e transcrever de forma adequada o conteúdo do trabalho);
Nome do Autor (res) - (quem executou o projeto e redigiu o artigo);
Instituição
E-mail

Resumo (NBR 6028/90)
É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Uma versão em miniatura do artigo. Deve ser colocado precedendo o texto na língua original.

A natureza do tema a ser estudado;
Os resultados mais significativos esperados; ressaltando o surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradições e teorias anteriores, relações e efeitos novos verificados;

Palavras-chave:
São palavras que merecem destaque. Elas são retiradas do texto e tem por objetivo identificar e definir os termos para que o leitor compreenda qual os seus significados para a pesquisa.

Introdução:
Sua função é despertar o interesse do leitor sobre o tema. É importante fornecer informações básicas sobre o tema objeto do estudo. Deve ser equilibrada em relação as demais parte do trabalho.

Deve:
Especificar o tema;
Esclarecer sobre que enfoque o tema foi desenvolvido;
Mencionar trabalhos anteriores que abordem o tema em questão.

Justificativa:
Deve refletir o porque da elaboração do trabalho, bem como sua importância deixando claro os motivos de ordem teórica e prática que justificam o trabalho.

Revisão da Literatura:
É importante fundamentar as argumentações, usar citações, fazendo um detalhamento do tema e exemplificando quando for o caso. É a apresentação de uma análise crítica do texto e das fontes consultadas.

Conclusão:
É a síntese dos principais pontos que serviram de base para a sua argumentação. É a generalização dos achados e o resumo interpretativo das observações. Deve ser baseada estritamente naquilo que os achados permitem, embora o autor possa apresentar opiniões de ordem teórica ou que oportunize novos trabalhos.

Referências Bibliográficas:
Conforme a ABNT 6023/2001.
Caso haja alguma dúvida na elaboração pode-se consultar as Normas
Técnicas de Apresentação de Trabalhos da UDESC - www.udesc.br
- clique em pró-reitorias, de extensão, cultura e comunidade, documentos e formulários, manual para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Anexos:
Servem para complementar a pesquisa. Podem ser: mapas, documentos originais e fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário