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quarta-feira, 30 de junho de 2010

BASE E DIMENSÃO: UM POUCO DO CONHECIMENTO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – FAFOPAI
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – AEDAI
CURSO: MATEMÁTICA PERIÓDO: 5º DATA: 30/06/2010
PROFESSORA: ELIANA NOGUEIRA
ALUNO: EDSON MARCOS


Tema: Base e Dimensão

        A matemática é como a nossa vida, aprendemos a cada dia que passa. Quando estamos aprendendo a andar, primeiramente engatinhamos e passamos por várias etapas para podermos caminhar firmemente em busca de nossos objetivos. Com a matemática não é diferente, primeiro aprendemos as quatro operações para consequentemente entender as outras etapas de conhecimento, dentre elas está o estudo da base e dimensão presente na geometria euclidiana e mais profundamente na álgebra linear.
       Inicialmente começamos a retratar a geometria euclidiana que trabalha a dimensão e a base limitada, ou seja, o máximo a ser trabalhado é a tridimensional (figuras planas que podem atingir no máximo três dimensões). Para melhor entendermos esse conceito nos basearemos no seguinte aspecto: um ponto, por exemplo, faz parte de um espaço, porém não contém uma dimensão; já quando mencionamos uma reta, a própria pertence a um espaço e contém dimensão; e quando nos aprofundamos cada vez mais em um plano podemos chegar a uma bi ou tridimensão, porém não podemos ser mais amplo mediante as suas outras dimensões, o que poderia dificultar a compreensão dos planos. Mas devido às necessidades enfrentadas surge a geometria analítica que vai mais além às n dimensões que possam surgir em determinados planos mais amplos. Para melhor explicar este fato podemos dizer que quem coordena esta infinidade de n dimensão é a sua base, a qual irá classificar se o espaço vetorial em estudo é ou não linear e se o compõe, além de todo esse procedimento conclui – se que para identificar sua dimensão é necessário descobrir sua solução trivial.
          Agora que tratamos de um assunto do nosso cotidiano e vimos que é possível trabalhar com n dimensões, sendo elas com suas respectivas classificações geométricas (euclidiana e algébrica), podemos dizer que temos informações e conclusões suficientes para solucionarmos problemas do cotidiano que possam surgir e envolver planos, seja ele, em qual dimensão esteja, mas que contenha um espaço. Só assim ele terá uma solução seja ela euclidiana (de uma ate três dimensões) ou analítica (n dimensões).

Referencias

http://www.scribd.com/doc/4419665/Algebra-Linear-I-Aula-09-567-Espacos-Vetoriais-Dimensao
http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/4191/material/Programaalglinear.pdf
http://www.ime.uerj.br/~alglin/ApostilaAlgLinIII/ev.pdf
BOLDRINI, J.L. et al. Álgebra Linear. 3ª ed. Editora Harbra Ltda. 1980.
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/algebra/espvetor/espvetor.htm
Apostila de Álgebra Linear, universidade federal do ceará (centro de tecnologia, programa de educação tutorial). Fortaleza, Fevereiro/2010.

COMENTÁRIO: A pesquisa é a implementação de estudos de apoio pedagógico e tem por objetivo melhorar a qualidade na aprendizagem, mediante uma reorganização que favoreça a adoção de “novas metodologias” e conceitos, no aluno na disciplina trabalhada.

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