Páginas

sábado, 11 de dezembro de 2010

Autarquia Educacional de Afogados da Ingazeira AEDAI


Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira FAFOPAI

Departamento de matemática

Disciplina Álgebra Linear

Professora Eliana Nogueira

ALUNA: MARIA ELCIANE F. LEITE RIBEIRO



TRANSFORMAÇÃO LINEAR: FORMA CONCRETA EM NOSSO COTIDIANO

Sabe-se que o conhecimento é algo incrível e irresistível ao ser humano, produz uma sensação de poder e de mudança de mentalidade essencial ao convívio social. Quando se trata de estudo matemático, podemos utilizar de forma mais concreta em nosso cotidiano,como a parte da álgebra linear,que sabemos trata-se de um ramo, que surgiu do estudo detalhado de sistemas de equações lineares, sejam elas algébricas ou diferenciais. A álgebra linear se utiliza de alguns conceitos e estruturas fundamentais da matemática como vetores, espaços vetoriais, transformações lineares, sistemas de equações lineares e matrizes.

Assim como a cultura e as demais ciências possuem uma origem que enriquecem nossa visão de mundo, não é diferente com a álgebra, que possui um surgimento na antiga Babilônia, onde matemáticos desenvolveram um sistema aritmético avançado, em que puderam desenvolver cálculos algébricos. Com esse sistema eles foram capazes de aplicar fórmulas e calcular soluções para incógnitas, que nos nossos dias seriam resolvidos como equações lineares, quadráticas e indeterminadas.

Iremos nos deter na transformação linear, visto a importância para um melhor desenvolvimento da graduação,assim como a utilização prática no dia-a-dia de vários profissionais como engenheiros, professores de matemática, técnicos em computação, etc. A transformação linear é um tipo particular de função entre dois espaços vetoriais que preserva as operações de adição vetorial e multiplicação por escalar. Uma transformação linear também pode ser chamada de aplicação linear ou mapa linear. Vale reforçar que no caso em que o domínio é contraditório coincidem é usada a expressão operador linear. Na linguagem da álgebra abstrata, uma transformação linear é um homorfismo de espaços vetoriais.

Vejamos esses exemplos de transformações lineares: a função T de K em K definida por T(x)=3x;

a função T de K² em K definida por T(x,y)=x+y;

a função T de K² em K² definida por T(x,y)=(3x+y,2x-2y).

Se D for o espaço das funções derivadas de R em R e se F for o espaço de todas as funções de R em R, então a derivação ( isto é, a função de D em C que envia cada função na sua derivada) é linear.

Algo importante para aqui ser colocado é sobre as aplicações lineares, elas são perfeitamente determinadas conhecendo-se apenas seu valor nos elementos de uma base, ou seja, uma transformação linear é determinada pelas imagens dos vetores de uma base qualquer do domínio.

Sendo assim, podemos reafirmar a significativa relevância do estudo, aprofundamento,análise e interpretação das transformações lineares,tão importantes para áreas do conhecimento que se referem as ciências exatas,bastante uteis para nossa vida prática,pois como fora falado no inicio o conhecimento é algo surpreendente e fascinante, que provoca uma sensação incrível,então torna-se dessa forma, prazerosa e útil.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_linear

http://www.mat.uel.br/matessencial/superior/alinear/tlinear1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário