Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

A HISTÓRIA DOS SISTEMAS LINEARES

INTRODUÇÃO
            Antes de relatar o assunto estudado (Sistema linear), vamos conhecer um pouco da história da matemática que também faz parte do assunto acima mencionado. Por volta do século IX e VIII A.C. a matemática já dava seus primeiros passos na Babilônia, aonde os egípcios tinham uma álgebra e uma geometria, mas utilizavam apenas para suprir as necessidades do cotidiano.
          Apesar de todo material algébrico que tinham os babilônios e egípcios, só podemos encarar a matemática como ciência, no sentido moderno da palavra, a partir dos séculos VI e V a.C na Grécia.
          Agora que contamos um breve histórico da matemática, continuaremos a ressaltar a história do sistema linear:
          O sistema linear só veio a surge no século 2 a.C. e teve reconhecimento em duas partes do mundo (oriente e ocidente), sendo que o oriente teve mais impacto no que se referem os estudos mais aprofundados. No oriente médio os chineses representavam o sistema linear por meio de bambus em tabuleiros, pelos quais começaram a perceber um método que eliminada incógnitas por meio de operações elementares.
         Em 1683 o japonês seki kowa aperfeiçoou a idéia dos chineses envolvendo determinantes, alem disso, Kowa foi considerado o maior matemático japonês (século XVII).
         Só em 1693 que o uso do determinante veio a ser trabalhado per Leibniz, ligado a sistema linear. Sendo que Leibniz foi um pouco mais ousado estabelecendo a condição de se trabalhar com um sistema envolvendo três equações e duas incógnitas em termos do determinante de ordem três formado pelos coeficientes e pelos termos independentes.
          Para desenvolver sua regra (resolver sistemas de n equações a n incógnitas) Cramer baseou-se na idéia do escocês Colin Maclauri, mas não foi por acaso que seu nome veio à tona, pois também conseguiu chegar a regra independentemente, contribuindo assim para a sua introdução sobre analise das curvas planas (1750), em conexão com o problema de determinar os coeficientes da cônica geral a + by + cx + dy2 + exy + x2 = 0.
           Apenas em 1812 surge o termo determinante com um sentido mais atual, num estudo feito por Cauchy, o qual demonstrou que o assunto tem grande importância para a matemática e seus respectivos conceitos.
        Além de todos esses estudiosos acima mencionados, com uma martelada final, surge o alemão Carl G.J. Jacobi, concretizando o estudo dos determinantes que até então, é utilizado na área da matemática com enorme e justa valorização.
         Para concluímos com chave de ouro, podemos dizer que como em qualquer outro assunto, o sistema linear sofre mudanças a cada dia, as quais contribuem gradativamente para o sucesso da matemática, seja ele na antiguidade ou nos dias atuais, pois independentemente do lugar ou momento em que estejamos à matemática estará presente principalmente com sistema linear, basta observar com atenção e com um olhar matemático.

FONTES:
http://www.somatematica.com.br/historia/sistemas.php


http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page01.htm

 
ALUNO: EDSON MARCOS SILVESTRE CAMPOS

PROFESSORA: ELIANA NOGUEIRA

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO: MATEMÁTICA

PERIODO:

TRABALHO DE PESQUISA: HISTORIA DE SISTEMA LINEAR

COMENTÁRIOS:
A introdução; o desenvolvimento do texto deve procurar responder de forma sistemática às questões colocadas; as conclusões devem sistematizar as respostas obtidas bem como as questões que ficaram em aberto.

Um comentário: