Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

AUTARQUIA EDUCACIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – AEDAI
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – FAFOPAI
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR I 5º MATEMÁTICA

Prof.ª: ELIANA NOGUEIRA

ALUNA: MARIA ELCIANE FELIZ LEITE RIBEIRO


RESENHA: Origem dos Sistemas Lineares e Determinantes

          Um tópico de grande interesse prático são os sistemas de equações lineares, cujo estudo é acessível aos alunos, visto que não requer o emprego de conceitos sutis ou complicados. Pode também servir como ponto de partida para várias teorias matemáticas relevantes e contemporâneas. Sendo assim é mais do que justa sua inclusão nos currículos das escolas.
         Na busca da origem dos sistemas lineares e determinantes, observa-se o fato dos chineses, que representavam os sistemas lineares por meio de seus coeficientes escritos com barras de bambu sobre os quadrados de um tabuleiro. Dessa forma, descobriram o método de resolução por eliminação.
         Já no ano de 1683 o japonês Seki Kowa abordou a noção de determinante por meio de estudos de sistemas lineares. No ocidente, voltamo-nos para Leibniz que estabeleceu a condição de compatibilidade de um sistema de três equações a duas incógnitas em termos do determinante de ordem 3 formado pelos coeficientes e pelos termos independentes. Outro que, também chegou à regra foi Cramer na sua obra de 1750.
         Outros dois nomes nesse processo foram o francês Étiene Bézout e Alexandre Vandermonde, sendo que o primeiro sistematizou o processo de estabelecimento dos sinais dos termos de um determinante. E, o segundo empreendeu a primeira abordagem da teoria dos determinantes independente do estudo dos sistemas lineares.
          Um importante marco nesse estudo é o fato de Cauchy, em seu artigo utilizar o termo “determinante” (com o sentido atual), nesse trabalho ele simplifica o que era conhecido até o momento sobre determinantes, melhorou a notação e mostrou uma demonstração do teorema da multiplicação de determinantes. Outro que contribuiu consideravelmente para a consolidação da Teoria dos Determinantes foi o alemão Jacobi, a ele deve-se a forma simples como essa teoria se apresenta hoje elementarmente.
         A teoria do sistema linear é um bom exemplo de como uma teoria cientifica vai adquirindo valor e possuindo aplicações que transcendem o objeto inicial com que foi criada. É complicado julgar o valor de uma idéia no momento em que é concebida. Portanto, pode-se afirmar que o tempo é o grande juiz que decide quais descobertas cientificas são, na verdade relevantes.

BIBLIOGRAFIA

2 comentários:

  1. ...indo além da mera descrição; qualidade e adequação da bibliografia seleccionada e da informação complementar introduzida; capacidade crítica.

    Eliana Nogueira

    ResponderExcluir