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segunda-feira, 5 de julho de 2010

Álgebra Linear II

Autarquia Educacional de Afogados da Ingazeira AEDAI
Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira – FAFOPAI                    Departamento de Matemática
Professora Eliana Nogueira
Disciplina álgebra linear
Aluna: Fernanda Barbosa Lima
e-mail: fernanda_newgarota@hotmail.com

As Nações de Espaço e Dimensão
        Para desenvolver e entender espaço e dimensão, embora uma das mais intuitivas e antigas da geometria não foi fácil chegar a determinadas conclusões, foi através de muito estudo e dedicação que por volta de 300 A.C, o matemático Euclides estabeleceu as leis do que veio a ser chamado “geometria euclidiana”. Euclides desenvolveu a geometria plana que trata de objetos bidimensionais e a geometria sólida, com que analisar a geometria de objetos tridimensional.
       Todos os axiomas de Euclides foram codificados em um espaço matemático abstrato conhecido como espaço bi ou tridimensional.
       Uma propriedade vital de um espaço euclidiano é sua plenitude. Existem outros espaços  que não são euclidianos, por exemplo, o espaço quadrimensional descrito pela teoria da relatividade quando a gravidade está presente não é euclidiano.
Por volta de 1900 o celebre matemático Henri Poincaré suas idéias serviram de um estudo mais profundo sobre teorias geométricas.
  Definimos espaço euclidiano como um espaço vetorial real de dimensão finita munido de um produto interno.
·         Os  vetores no espaço vetorial correspondem aos pontos do plano euclidiano.
·         A operação da edição no espaço vetorial corresponde a translação e rotação.
·         O produto interno implica nações de ângulo e de distancia, que podem ser usadas para definir a rotação.
              Define-se dimensão como idéia  de caráter topológico que deve colocar uma evidência, isto é, uma definição que utilize nações topológicas.Entender realmente seu conceito de dimensões arbritárias para maior parte o vocabulário, os cálculos e as formulas não são feitas com mais dificuldade pela presença de mais dimensões.
  Entretanto, as rotações são mais úteis em dimensões elevadas, e visualizar espaços e dimensões mais elevadas torna-se difícil, mesmo para matemáticos experientes.

COMENTÁRIO: O objetivo deste trabalho foi detectar a presença de aprendizagens envolvidas no texto com fins de exploração na pesquisa. Esta foi uma pesquisa exploratória para apreender aspectos da dinâmica desse assunto, das características de base e dimensão nela envolvida e do reconhecimento que conduziram a reconhecer esses elementos. O campo da investigação foi realizado onde?

Bibliografia

• Apostila-As noções de espaço e dimensão;
 
• Apostila de Álgebra linear, universidade Federal do Ceará (centro de educação
tutorial). Fortaleza, Fevereiro/2010;






 

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